Você conhece a metodologia Squad?


Equipes multidisciplinares, ou squads, é uma metodologia que consiste em pequenos times multifuncionais (geralmente com 5 a 8 membros) e que têm a autonomia de decidir sobre o que fazer, como fazer e quais estratégias adotar. Esse modelo ganhou muita popularidade em startups, onde se foi possível observar grande desenvolvimento de grupos de trabalhos com essa configuração nos últimos anos.


O principal fator aqui é a autonomia. Ela fornece senso de propriedade coletiva aos colaboradores. Quando se tem a visão de que fazer parte de um conjunto, não dilui sua responsabilidade como ativo do mesmo, esses grupos quando têm suas forças somadas, revertem seus trabalhos em grandes contribuições positivas para a empresa.


As vantagens desse modelo passam diretamente por promover uma descentralização estratégica das tomadas de decisões, uma maior transparência e responsabilidade além de promover uma constante evolução por parte de todo o time. Com essas equipes multidisciplinares, organizadas e focadas na solução de uma só questão, as empresas têm verdadeiros esquadrões especializados nas resoluções de conflitos e cumprimento de objetivos.

O que você acha desse modelo de organização? Conta pra gente nos comentários.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.