Gurus da Internet Vs O Conhecimento



A internet é sem dúvidas alguma uma das maiores invenções já criadas pelo homem. Sua capacidade de armazenar informações é surreal. Gostaria de destacar aqui um dos pontos que considero chave para nosso tema, que é famosa capacidade de “dar voz” àqueles que não têm.


Em meio a tantos benefícios desse feito, quero promover nesse texto um ponto em específico: se você dá a voz às pessoas, você a dá de forma coletiva (ou pelo menos o mais próximo disso quanto for possível), certo? Pois é, então: Como filtrar o que se é dito e por quem se é dito?


O ponto que quero tocar aqui vai ainda além, os chamados “gurus” (derramando o eufemismo aqui) estão por todo o canto vendendo milagres, atalhos... e na internet não seria diferente. Quantas vezes você estava no seu Instagram, Facebook, YouTube, Messenger e até mesmo jogando um game, e foi bombardeado com os vendedores de milagres que irão revolucionar a sua vida? “Mas a sua chance é agora!”, como se fosse agora ou nunca mais?


Eu também sei o quanto isso é irritante, você não é o(a) único(a)! Acontece com todos nós. Eu mesmo perco a conta dessas inserções diárias. A questão que quero levantar aqui é que quando estamos nos sentindo sem saída, perdidos ou até mesmo desesperados, precisamos demais nos agarrar a algo que nos dê esperança e possa nos motivar, nos fazer acreditar novamente que é possível vencer e superar aquele momento de adversidade. É aí que os “gurus” atacam!


Mexer com o desespero das pessoas, cutucar a vaidade (geralmente a base de exibições de bens e artigos de luxo, de poder atrativo comum como carros, casas e etc), para torná-los escravos de suas próprias esperanças é algo desumano e, infelizmente, comum e altamente lucrativo.


Já parou para pensar em quantas dessas figuras, só nesse período de pandemia, apareceram para você lhe prometendo “acesso fácil aos seus sonhos”? Realizar todos os seus objetivos? Fazer em dias ou meses o que pessoas lutam uma vida inteira para conseguir e muitas das vezes nem conseguem?


Pois é, o mercado de “gurus” está fervendo. A temporada de caça está aberta e a presa é você!


Não estou dizendo que na vida não há atalhos ou que não haja o famoso “pulo do gato”. Cada um pode acreditar naquilo que melhor lhe convém, mas seja sincero consigo mesmo, se coloque no lugar de quem você acredita que realmente conseguiu essa façanha: se existe mesmo tudo isso e, suponhamos que você conseguiu, você iria mesmo ensinar para as pessoas assim na internet? Como o bom samaritano e "salvador dos oprimidos"? Iria tornar público e acessível para todos que quisessem aprender a como se tornarem o “novo você”? Fique com essa reflexão.


Tenha senso crítico! Estude e estude muito! Faça contatos, parceiros, trabalhe como nunca para que seu dinheiro possa um dia trabalhar para você (entendedores entenderão) e tenha sempre em mente: conhecimento é o único bem que você jamais poderá perder!


Olho aberto e até a próxima.

Tem alguma experiência parecida com essas figuras? Deixe aqui nos comentários e divida com a gente.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.