A Dança das Contas/Clientes



O mercado é movido pela concorrência e isso todos nós sabemos. Seja o ramo que for, é cada vez mais complicado conseguir agregar valor ao que se oferece, ainda mais quando se trata de serviço. Seja no mundo do marketing e agências em geral, quanto em qualquer outro meio.


Levando isso em conta, é extremamente importante você se preocupar com o seu pós venda e com a trajetória do cliente dentro do seu negócio. Hoje o mercado absorve profissionais de Customer Success, que são responsáveis por garantir a satisfação do cliente com o que foi vendido a ele. Esse gerenciamento é focado no relacionamento entre as partes, alinhando metas do cliente e do fornecedor do serviço, para que ambos possam ter resultados mutuamente satisfatórios.


É importante frisarmos que as saturações de mercado promovem um êxodo ainda maior nas carteiras de clientes e, muitas das vezes, não importa o quão bom você seja e o quão valioso seja o trabalho que você entrega, existem pessoas que são movidas única e exclusivamente pelo preço! Não conseguem ver investimento, apenas gastos. Quanto a esse dilema, nem o melhor profissional de Customer Success pode mudar essa mentalidade, a menos que a outra parte esteja disposta a isso.


Investir nesse relacionamento, sem dúvida nenhuma, é algo que vale a pena. Um LTV (lifetime value - tempo de vida do cliente) alto é significado de mais dinheiro em caixa e ainda mais autoridade no mercado. Haverá sim casos como o descrito acima, onde o próprio cliente já possui uma limitação na capacidade de percepção de valor, e isso pode se tratar muito mais do fato de ele não ser o perfil de cliente ideal para sua empresa, do que um indicativo de qualquer falha no seu processo de pós-venda.


Você já faz esse investimento no pós-venda na sua empresa? A empresa na qual você trabalha, conta com um profissional de Customer Success? Você trabalha com isso? Compartilha sua experiência com a gente nos comentários.

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