Com a palavra: O consumidor


A atenção é total em como uma marca trata seus consumidores.

Você sabe o poder que o consumidor tem nas mãos, nos dias de hoje? Pois é, por mais que faça uma ideia, ainda não deve ter essa noção tão clara na sua cabeça. Vamos refletir um pouco sobre isso.

Uma pesquisa de mercado, realizada em São Paulo, pela Quorum Brasil revelou que os consumidores hoje, em sua grande maioria, se atentam ao feedback das empresas nas redes sociais antes de realizarem uma nova compra. E mostrou ainda, que quanto mais alta for a classe social, mais esse fenômeno se repete.

Não vou entrar aqui no foco da referente pesquisa. Porém, é de fato, interessante ver que os consumidores estão se dando conta do papel importante que desempenham no mercado.

Se uma empresa presta um serviço e/ou um atendimento de qualidade duvidoso, por exemplo, e ninguém se manifesta, para os executivos ou donos da mesma (não importa se é uma grande companhia ou um simples mercadinho na esquina), eles irão acreditar que estão “no caminho certo” e desempenhando suas atividades da melhor forma possível. O poder do feedback de um consumidor é insuperável. Tanto pelo lado positivo (elogio), quanto pelo negativo (crítica – que na verdade nem podemos dizer sempre que é negativo, pois há também as críticas construtivas).

As redes sociais tornaram essa relação muito mais próxima e honesta. Porque honesta? Por que o consumidor não pode mais ser ignorado. Agora ele tem a palavra, e será ouvido, lido e observado por um número inimaginável de outros consumidores. O mercado é mutável, e hoje, as estratégias tem que ser diferentes. As empresas têm que monitorar suas marcas e ver o que é falado sobre elas na internet.

Se me perguntarem o que acho de tudo isso, direi que é fantástico, e que acredito que é apenas o começo. Nada como a livre concorrência e o merecido crédito a quem faz bem feito para nivelar o mercado. Quem confia na qualidade de seus produtos/serviços e trata seus clientes da melhor forma possível, com toda certeza colherá os frutos que lhe são devidos. Monitore sua marca e esteja sempre “por perto” de seu target, sempre há algo que se pode melhorar.

Para terminar, recomendo um vídeo muito interessante que mostra bem essa relação consumidor X empresa, ou o que ela pode se tornar.

#estratégia #marketing #publicidade

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