Como anunciar com um orçamento pequeno?


Muitos pequenos e microempresários sentem a necessidade de fazer um investimento em publicidade, porém, logo de início aparece a negativa “eu não tenho dinheiro para isso”.

É claro que como em toda área, um bom investimento, facilita um bom resultado. Mas é possível encontrar saídas para a falta de verba e fazer um planejamento inicial que traga retorno e possibilite um investimento maior no futuro. Vejamos algumas soluções de baixo custo, para que você comece a investir no seu negócio hoje mesmo:

1. Redes Sociais

Não poderíamos começar diferente. A empresa que não está presente nas redes sociais hoje, já começa perdendo muitos pontos com seus clientes em potencial. Nós passamos uma grande parte do nosso dia conectados às redes sociais como o Facebook e o Instagram. E isso possibilita que uma empresa tenha um canal eficiente para anunciar e dialogar com seus clientes.

Mas não basta estar nas redes sociais, é preciso fazer os investimentos corretos. Com um investimento mensal em anúncios de apenas R$ 100,00 reais e um planejamento de conteúdo, já é possível alcançar bons resultados. O importante é separar quais são suas metas mensais e trimestrais, transformá-las em conteúdo relevante e distribuir esse conteúdo em seu planejamento mensal, sem que o que você posta, se torne repetitivo, ou irrelevante para o consumidor.

Os anúncios nessas redes sociais possibilitam escolher públicos específicos, o que garante um alcance mais efetivo. Por exemplo: se você quiser fazer um anúncio para um bairro específico, com pessoas do sexo masculino ou feminino com idades entre 20 e 35 anos que tenham interesse em boa forma, é possível. E as opções vão muito além disso. Mas é essencial dosar na quantidade de conteúdo, na segmentação do anúncio e dividir seu orçamento para o mês todo. Dessa forma, você terá um bom conteúdo sendo divulgado para diferentes públicos.

2. E-mail Marketing

Uma estratégia que muitas vezes é esquecida. Mas ainda é uma das ferramentas mais importantes no meio online. É bom lembrar que todo mundo que tem um perfil em uma rede social, tem também um e-mail pessoal. Através do e-mail marketing você pode mandar ofertas, promoções ou newsletters para diferentes grupos de clientes que tenham cadastro na sua empresa. Você pode fidelizar clientes, dar vantagens exclusivas para quem tem cadastro, informar novos clientes sobre novidades. As vantagens são inúmeras. Aqui o importante é nunca comprar listas de e-mails. Ninguém gosta de receber mensagens de quem não tem permissão para tal. Mas com o uso em conjunto de uma página de cadastro no seu site, ou mesmo através das redes sociais, você pode ir criando sua própria lista de e-mails com o tempo.

E o melhor de tudo é que para você começar a utilizar essa estratégia, o custo é muito baixo ou até mesmo zero. Com ferramentas como o MailChimp, você pode criar grupos de e-mails segmentados, criar layouts com uma ferramenta de fácil utilização e enviar para os grupos que escolher, cada conteúdo. Mas lembre-se, também é importante fazer um planejamento anterior e segui-lo.

3. Offline

A divulgação offline, também pode ser barata. Mas ela precisa ser inteligente. Em muitos casos, com o orçamento daqueles flyers que você mandou imprimir para serem divulgados no semáforo, que não são muito eficientes, você pode executar outras estratégias. Se o seu negócio envolve alimentos ou bebidas, é possível com a ajuda de rádios e empresas de divulgação locais, fazer uma ação de degustação em pontos específicos. Se você trabalha com algum serviço, é possível criar um material diferenciado e entrega-lo diretamente em empresas, condomínios, negócios locais. Ou ainda, usar esse investimento para melhorar a comunicação visual do seu ponto de vendas. Um negócio com uma comunicação visual profissional se torna muito mais eficiente do que aquele flyer que te entregaram na rua.

Anuncie!

Essas são apenas algumas estratégias que você pode utilizar para o seu negócio, mesmo com um baixo orçamento. E com o tempo e o resultado desses primeiros passos, seu orçamento irá aumentar e você então poderá fazer um investimento maior na sua divulgação. O importante é começar, passo a passo. Pois ficar esperando chegar o dia em que você poderá fazer aquele grande investimento não é a melhor estratégia para chegar lá. Nós da Checkmate somos especializados em oferecer estratégias efetivas de publicidade e propaganda, trabalhando com um baixo orçamento em parceria com nossos clientes. Se você tem mais dúvidas de como colocar essas estratégias em prática, entre em contato conosco. Vamos marcar um café e descobrir qual estratégia cabe no seu bolso. O importante é começar!


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.