A importância da comunicação integrada


Você sabe o que é omniconsumidor?

Você já deve ter ouvido falar em omniconsumidor, não? Hoje, principalmente no varejo, estar antenado sobre o assunto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ainda mais em tempos de crise. Se você nunca ouviu falar, vamos entender juntos o que seria esse tal de omniconsumidor. E se você já ouviu, bom, vamos recapitular pois informação nunca é demais.

O consumidor atual já não se separa mais entre aqueles que compram na sua loja física e aqueles que compram produtos online. É claro que para toda regra existe uma exceção. Mas no geral, o consumidor de hoje, o omniconsumidor, está ligado em todas as mídias. E espera que o seu negócio também esteja.Não importa se você tem uma barbearia, uma loja de roupas, uma venda na esquina ou um consultório. Aqueles que integrarem sua comunicação e entrega aos clientes, sairão na frente.

Por exemplo, vamos imaginar que você tem uma loja de roupas. Você com certeza tem aqueles clientes que já te conhecem há algum tempo, que receberam uma indicação, ou que passaram pela sua loja. E, portanto, considera que tem seus clientes fiéis. Mas será que eles são mesmo fiéis? E será que você está atingindo todo o potencial do seu negócio?

Temos que entender que com a internet, o mundo ficou menor. E isso implica diretamente na sua loja da esquina. O cliente tem muito mais possibilidades de escolher, procurar, encontrar novos produtos. Portanto, ele irá pesquisar mais antes de efetuar uma compra.

A jornada da compra

O que chamamos de jornada da compra, não tem um caminho único mais. Voltando ao nosso exemplo, o seu possível cliente pode fazer vários caminhos antes de efetuar uma compra. E cada caminho pode ter uma ordem nova. Vou explicar. Digamos que ele passou em frente à sua loja, teve interesse, mas não tem tempo naquele momento. Ele vai conferir sua presença nas redes sociais, se você tem uma loja online com os produtos em estoque, preços, imagens dos produtos. Ou ele pode vir de um caminho totalmente diferente. Ele pode ter visto seu anúncio no Facebook, conferir o seu site, reservar um produto e buscar na loja física em um horário que seja mais cômodo para ele.

E essas são somente duas, dentre as várias possibilidades que ele terá de fazer esse trajeto até efetuar a compra. E não estamos levando em consideração ainda a comparação com os concorrentes. O importante de se pensar aqui é: seu negócio está presente nas várias plataformas, se comunicando com seu consumidor e oferecendo diversas possibilidades de compra para ele? Se a resposta for não, você já sabe por onde começar para melhorar os resultados do seu negócio.

E a comunicação integrada?

Agora que já sabemos melhor um pouco sobre o perfil desse novo consumidor, podemos falar sobre a importância da comunicação integrada. Possivelmente, em algum momento, você já pensou em contratar um profissional ou uma agência para “cuidar das suas redes sociais”. Afinal de contas, elas têm um potencial enorme (quando geridas de forma correta). Porém, da mesma forma que não adianta colocar uma embalagem bonita em um produto ruim, pois ele não continuará “enganando” o consumidor uma segunda ou terceira vez; não adianta ter sua comunicação muito bem estruturada em uma única frente e deixar todo o resto de lado.

É muito provável que, inicialmente, você tenha algum retorno quando está trabalhando com mídias específicas (tanto on como offline). Mas esse caminho não levará o seu consumidor ao final da sua jornada até a compra de forma satisfatória. E se o seu concorrente fizer, bem, ele pode até curtir sua página, seu post de promoção no Facebook, mas a compra mesmo ele irá fazer no seu concorrente.

E então entramos no ponto sobre a importância de uma comunicação integrada. É preciso que seu negócio comunique, anuncie, dialogue com seu consumidor em todos os canais que ele esteja. Sabe aquela velha história do encontro marcado online, mas quando você conhece a pessoa, não era bem aquilo? Então, o seu negócio não pode ser “aquela pessoa”.

Para isso, você precisa que sua equipe, você e a agência que te atende estejam em sintonia. Pois você precisará que seu negócio seja bom nas redes sociais, seu site tem que ser de fácil navegação e ter todas as informações que o consumidor precisa, sua loja física e todos que nela trabalham, precisarão estar alinhados, todos preparados para bem atender o seu consumidor, não importa por qual caminho a sua jornada na compra o leve. O importante é que você esteja presente em cada pitstop que ele fizer, pronto para entregar o que ele precisa.

E é exatamente por isso, que a comunicação integrada é tão importante. Pois antes mesmo dele fazer o primeiro contato direto com seu negócio, ele precisa sentir que o seu negócio é o mesmo em todas as mídias. Mas o mesmo no sentido de confiável. Não importa para onde ele olhe, de onde ele venha, você sempre terá as estratégias certas nos canais certos e transmitirá a mesma segurança e qualidade, possibilitando que comprar online, na loja física, receber em casa ou ir buscar o produto sejam simplesmente escolhas do seu consumidor e não imposições. Ele escolhe porque quer e não porque você não oferece.

Por isso, não adianta mais ter aquele banner lindo na frente da loja, sem um site ou com uma rede social em que você nem sequer olha as mensagens. Também não adianta ter o Instagram mais badalado da cidade, mas seu cliente ficar insatisfeito pois não conseguiu nem sequer localizar os produtos na sua loja física.

Como ter melhores resultados com comunicação integrada?

Toda essa informação é interessante. Mas, voltando para a realidade, você pode estar se perguntando “como eu coloco isso em prática no negócio? Eu estou começando, não tenho esse investimento todo”. Nós precisamos trabalhar de acordo com a nossa realidade e nem sempre, por mais que achemos necessário, é possível fazer um investimento gigantesco em todas as frentes possíveis. Então, vá por partes. Organize suas prioridades. Lembre-se, se você não pode fazer bem feito no momento, é melhor priorizar. Talvez você não possa ter uma loja física com uma boa comunicação, uma presença nas redes sociais e um site que atenda às necessidades dos seus clientes no momento. Então, invista primeiro no que você já tem, sua loja, seu espaço. Pois, não adianta divulgar para todo mundo no Facebook aquele anúncio maravilhoso e a pessoa encontrar um lugar que não corresponde ao que foi anunciado. Se prepare por etapas, com calma e tenha certeza de que quando seu negócio estiver presente em um novo canal, ele estará preparado e o canal anterior consolidado. Dessa forma, com o tempo, você poderá ver avanços significativos nos resultados.

Tem mais dúvidas sobre o assunto, ou quer trocar uma ideia? Deixe um contato aqui no nosso site, mande uma mensagem na nossa fanpage ou dê uma ligadinha (32 3082-0586) que a gente marca uma reunião e nos encontramos para tomar um café. O que for mais cômodo para você ;)

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