É hora da promoção!


Segundo pesquisa realizada pela Boston Consulting Group, nesse ano de 2019 há uma retomada na disposição do público brasileiro em realizar compras de itens adiados nos últimos anos. De acordo com a mesma, a recuperação econômica do país no período pós-eleições é vista com otimismo por grande parte do público consumidor, cerca de 71% dos entrevistados, que esperam com isso, vencer a crise de vez nos próximos seis meses. Isso representa um aumento de treze pontos percentuais, em comparação com a mesma pesquisa realizada no ano de 2017.

Mesmo com esse cenário positivo, é importante dizer que o consumidor de dois anos atrás não existe mais! Assim como o mercado é dinâmico e está em constante mudança, o perfil dos consumidores também. Na própria pesquisa citada acima, temos dados interessantes que nos comprovam isso. Quando questionados sobre sua fidelidade a marcas presentes no mercado, 83% dos entrevistados, afirmaram rever seus orçamentos e afirmaram estudar a possibilidade de troca de suas marcas preferidas por outras menos conhecidas, quando as mesmas estiverem em promoção. Isso nos faz perceber, como a "crise" é niveladora e oferece oportunidades mais igualitárias para empresas com menos poder de investimento se sobressaírem no mercado.

Segundo a gerente da consultoria estratégica da BCG's Consumer Sentiment 2019, Flávia Gemignani: "As promoções não devem ser vistas como uma ameaça à fidelidade, mas como uma ferramenta que ganha poder nesse momento." A executiva afirma que é uma excelente forma de se promover a experimentação de novos produtos, marcas e categorias.

Um dado de extrema importância desse estudo, foi que dos dois mil consumidores entrevistados pela pesquisa, 42% afirmaram ter os canais online como meio de preferência para realizar suas compras, e elegeram as redes sociais como principal ferramenta de pesquisa e consulta de promoções.

Nós sabemos que no Brasil ainda há uma diferença entre compras influenciadas e as realizadas realmente pela internet, mas é cada vez mais inegável, o papel crucial que a comunicação desenvolvida pelas marcas no meio digital possui na hora de influenciar e determinar a compra.

Com todas essas informações em mãos, eu te pergunto: como está a comunicação/marketing da sua empresa?

Entre em contato com nossa equipe, troque uma ideia sobre seu negócio, peça um orçamento... Assim como o mercado e os consumidores se movimentam, você e sua empresa também precisam sair do lugar!

A Checkmate está aqui para somar ao seu negócio!


6 visualizações