Seu logotipo por 40 reais. Vale a pena?


Com as facilidades da internet, temos acesso, hoje, a todo tipo de serviço. Você que tem um negócio, já se deparou em algum momento com sites e páginas das redes sociais prometendo fórmulas milagrosas para alcançar o máximo de pessoas; e-books que são o guia definitivo de marketing digital ou de como aumentar suas vendas. E entre eles, a possibilidade de seu logotipo, totalmente personalizado, por apenas alguns reais. Parece um ótimo negócio, não é mesmo? Poder ter uma marca profissional por alguns reais. Mas como o bom ditado já dizia “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

É preciso ter cautela ao ver esse tipo de serviço na internet. Muitos profissionais estão vendendo gato por lebre. Você sabia que existem sites na internet que disponibilizam vetores gratuitos de praticamente tudo que você imaginar? Inclusive exemplos genéricos de logotipos de praticamente todas as áreas?

Vamos por partes. Quando eu falo em vetor, eu estou dizendo, resumidamente em uma arte, pode ser um símbolo para um logotipo, um cartaz, um flyer, um cartão de visitas. Basicamente qualquer arte feita em um programa de vetorização. As artes em vetor são utilizadas, por exemplo, para criação de um logotipo. Pois os vetores podem ser redimensionados em qualquer tamanho sem perder sua qualidade. Já viu aquelas imagens que quando você amplia, dá a sensação de “estourar” a imagem? Pois é, isso não acontece com os vetores. Por isso um logotipo feito em vetor é o ideal, pois você pode usar o seu arquivo tanto na sua página nas redes sociais, como pode usá-lo depois para produzir um cartaz, por exemplo. Ele não perde qualidade.

Tendo explicado isso, é preciso entender que a internet está cheia (e quando eu digo cheia é cheia mesmo) de opções de sites que te disponibilizam artes prontas de praticamente tudo que você possa imaginar. Todas essas artes são feitas por profissionais que trabalham diretamente com essas empresas com o propósito de disponibilizar conteúdo para pessoas que pagam uma mensalidade para poder usar aquele material. Então, se você paga uma mensalidade, você tem o direito de baixar aqueles conteúdos e utilizá-los. Pode ser uma alternativa para várias coisas, mas nada é personalizado, já que qualquer um tem acesso à mesma coisa.

Porém, praticamente todas essas páginas, possibilitam o download gratuito dos arquivos para fins pessoais. E você já pode imaginar onde estou indo com isso. Sim, uma empresa que te oferece a criação de um logotipo por 40 ou 50 reais não te oferecerá uma solução personalizada para o seu negócio. Eu já trabalho criando logotipos e identidade visual para empresas há alguns bons anos para compreender o processo por trás disso. É impossível oferecer esse tipo de trabalho por um preço tão baixo. A não ser que você tenha inúmeros modelos genéricos prontos e só tenha que mudar uma cor ou outra e trocar um nome. E no caso, isso não é criação de um logotipo personalizado.

Muitos profissionais usam esse tipo de recurso online como uma ferramenta para aprimorar o trabalho. Algumas vezes você pega uma referência visual, uma inspiração para algum elemento que você precise usar. Outras vezes é bom poder ter uma ideia inicial que se encaixe no conceito de comunicação do seu cliente já pronta e você poder adaptar tudo que for preciso a partir dali.

Isso tudo é válido. Mas quando o assunto é sua marca, você deveria ser mais cuidadoso.

Existem muitas opções acessíveis para se criar um logotipo, uma identidade visual para o seu negócio. Porém ao entrar nesse tipo de aventura, o barato pode sim sair muito caro. A marca do seu negócio é a cara do mesmo. Seu logotipo é o cartão de visitas da sua empresa, não importa o seu tamanho. Já imaginou descobrir que a sua marca, aquela que você gastou dinheiro fazendo todo material de comunicação, aplicações no espaço físico, nada mais é do que um vetor genérico pronto na internet, que qualquer pessoa pode pegar e colocar na sua própria marca? Ou pior, já pensou se seu negócio cresce no futuro e você ainda corre o risco de enfrentar algum problema jurídico porque sua marca que você fez um negócio da China pagando 40 reais é na verdade criação de outra pessoa?

Sem contar que um bom profissional precisa criar algo único, que distancie o seu negócio da concorrência. Sua marca tem que ter personalidade, tem que ser exclusiva de verdade. Caso contrário, você pode perder muito mais por fazer um negócio que desde o início já era suspeito.

Para finalizar, vou deixar aqui só um exemplo de quantos modelos genéricos de logotipos você pode encontrar em apenas um site. Você quer que o seu logotipo seja um desses, que qualquer pessoa pode ter também, ou você quer que sua marca seja realmente exclusiva?

Para ser visto, é preciso investir. Lembre-se disso e lembre-se do valor dos seus próprios produtos e serviços antes de querer economizar na divulgação do seu negócio. Nem todo negócio barato é bom e pode sair muito caro no futuro.


13 visualizações