Redes Sociais: não tem manual, mas existem boas práticas


Uma rede social bonita é necessariamente eficiente? Quando pensamos em redes sociais para empresas, podemos trabalhar com dois conceitos diferentes, o famoso “mural de fotos” e a “ferramenta de vendas”.

Muitas vezes encontramos em páginas de pequenos negócios, algo parecido com um perfil pessoal, um mural de fotos. Se você ainda não reparou, faça um teste e acesse. Provavelmente você segue alguma página assim ou a mesma lhe aparece como sugestão.

É errado fazer isso? A princípio não. Mas é preciso levar em conta que o meio digital possui muitas formas de potencializar os resultados de um negócio. Utilizar as redes sociais dessa forma, como um simples mural, seria mais como perder uma oportunidade. O melhor custo benefício em divulgação hoje, ocorre no meio digital, na grande maioria dos casos. E a melhor forma de se estar presente na rotina dos seus clientes é se fazer presente e atuante também nas redes sociais, que fazem parte da rotina de quase todos.

A ideia de "mural de fotos" não é relacionada somente a ideia de usar as redes sociais para divulgar imagens de produtos. Dependendo do produto a ser vendido, do público e a verba para divulgação, por exemplo, essa pode ser uma boa estratégia. O ponto é que precisa ser feito com um bom planejamento. Por que fazer algo de uma forma e não de outra? O que se espera alcançar depois de determinado tempo utilizando uma estratégia? Por que investir em um tipo de anúncio e não em outro? Tudo isso diferencia a boa utilização de uma ferramenta para a sua empresa de um "mural de fotos".

Hoje, com a quantidade de ferramentas disponíveis nas redes sociais, você não precisa trabalhar com mídias off-line e nem com as tradicionais TV e rádio para pensar em lucro com vendas. Poderíamos passar parágrafos aqui enumerando as vantagens que o digital te oferece. Mas vamos nos resumir a dizer que aquela página da sua empresa pode sim ser sua principal ferramenta de vendas e re-marketing com seus clientes. Você consegue chegar até as pessoas certas, consegue falar com seu público, consegue mostrar seu negócio, consegue vender. E além disso, você pode ter acesso à todos os dados e relatórios que te mostram os resultados dos seus investimentos. Portanto, é sim possível ter as redes sociais como seu principal foco de vendas.

Procure utilizar as redes sociais do seu negócio com profissionalismo. Lembre-se que para muitas pessoas, é o primeiro contato com o seu negócio, seu produto, ou seu serviço. Use imagens e vídeos de boa qualidade, preocupe-se com o conteúdo a ser divulgado. Tente planejar o que fazer nesse meio. Que tipo de conteúdo, quando, para quem. Não utilize as redes sociais só por utilizar. Planeje o que fazer com elas, pois é a imagem do seu negócio que está em jogo. E se estiver dentro da sua realidade, busque um profissional ou uma agência para te ajudar com isso. O investimento vale a pena e se feito corretamente, em pouco tempo você começa a ver os resultados.

Quer saber mais como fazer esse trabalho na sua empresa? Nos mande um e-mail. A Checkmate está pronta para ajudar o seu negócio!


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